6 dicas para saber se uma nota de dinheiro é falsa ou verdadeira

6 dicas para saber se uma nota de dinheiro é falsa ou verdadeira
Compartilhe:

6 dicas para saber se uma nota de dinheiro é falsa ou verdadeira

Dinheiro é uma espécie de instrumento usado na forma de moedas e notas, utilizado na realização de trocas comerciais da sociedade.

O dinheiro então serve como um instrumento monetário utilizado para realizar trocas comerciais de bens, serviços e todo o tipo de ação sob a qual precisamos atribuir um determinado valor.

Infelizmente com todas as questões de segurança implantadas pelo Banco Central, estas notas ainda estão sendo falsificadas por criminosos, principalmente a de 100 reais, que tem o maior valor.

Se suspeitar que recebeu ou sacou uma nota falsa de dinheiro, é preciso levar a nota a uma agência do banco, que é obrigado a trocá-la imediatamente.

Segundo o Banco Central você só receberá o reembolso pelo dinheiro falso se ele for sacado no banco ou caixa eletrônico.

Depois não deixe de conferir: Top 7 curiosidades sobre La casa de papel uma série da Netflix

Então, confira 6 dicas para saber se seu dinheiro é real: 

» Marca-d’água coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota, em tons que variam do claro ao escuro.
Marca-d’água

» Fio de Segurança  um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. Mas repare que o fio só está presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais.
Fio de Segurança

» Alto-Relevo  pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota. Por exemplo: na frente, na legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, nas laterais e nos números indicativos de valor (nas notas de 10 e 20 reais, somente no número inferior esquerdo). Nas notas de 20, 50 e 100 reais, você pode sentir o relevo também no verso: na legenda “BANCO CENTRAL DO BRASIL”, no animal e no número indicativo de valor.

Alto-Relevo

» Quebra-Cabeça  coloque a nota contra a luz e veja que as partes do desenho do verso completam as da frente, formando o número do valor da nota.

Quebra-Cabeça

» Número Escondido  ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, você vê o valor da nota aparecer nas áreas indicadas.

Número Escondido

» Elementos Fluorescentes  o número do valor da nota aparece na frente, na área indicada; a numeração de série vermelha fica amarela; pequenos fios se tornam visíveis na cor lilás.

Elementos Fluorescentes

 

* Para saber mais sobre as notas do Real, visite o site do Banco Central:

www.bcb.gov.br

Vinicius Sammogini

Vinicius Sammogini

Formado em TI pelo Senac, paulista da gema, um aquariano viciado em Curiosidades. CEO e Redator do HiperCuriosos. Pai de duas meninas ainda aprendendo a difícil "arte de educar".

Você pode gostar...