Já imaginou como é feita a coleta e reciclagem de lixo no Japão?

Compartilhe:

Já imaginou como é feita a coleta e reciclagem de lixo no Japão?

Sabemos que a coleta e reciclagem de lixo é assunto de suma importância no mundo inteiro, entenda mais ou menos como funciona no Japão.

No Japão cada cidade e província tem suas regras para separação, reciclagem e coleta de lixo, mas existe um padrão que todos devem adotar, de acordo com os tipos de lixo abaixo:

1. Lixo incinerável (queimável): a coleta é feita duas vezes por semana, enquadram-se nesta categoria, papéis, fraldas, restos de comidas, folhas e outros.

2. Lixo plástico: a coleta é feita uma vez por semana, enquadram-se nesta categoria, plástico e vinil usados em recipientes e embalagens para comida, sacolas de compras, bandejas, isopor e outros.

3. Lixo não-incinerável (não-queimável): a coleta é feita duas vezes por mês, enquadram-se nesta categoria, pequenos aparelhos eletrônicos (ex: calculadora, rádio, relógio), lixo que pode ser retalhado (ex: brinquedos de pelúcia, tapetes), lixo para aterro (ex: papel alumínio, lâmpadas).

4. Garrafas Pet, Lixo tóxico: a coleta é feita duas vezes por mês, enquadram-se nesta categoria, os recipientes de bebidas (ex: chá, suco, água, refrigerante).

5. Recursos reaproveitáveis: a coleta é feita duas vezes por mês, enquadram-se nesta categoria, os itens que são compostos de metal e plástico, sendo mais da metade feita de metal (ex: latas, panelas)

6. Lixos de grande porte: a coleta é feita individualmente e é cobrada, enquadram-se nesta categoria, televisores, aparelhos de ar condicionado, refrigeradores, freezers, lavadoras, e outros.

Algumas Curiosidades:

A cor do saco de lixo pode ser, verde, azul, vermelha, transparente, amarelo, variando um pouco para cada cidade, mas o princípio é o mesmo, cada lixo na sua cor específica, não podendo misturar.

A pessoa que misturar o lixo ou colocar no dia errado para coleta, pode levar uma multa, e dependendo do caso pode até ser presa, pois em condomínios, prédios ou casas, existe uma regra básica que é colocar o nome no saco de lixo –aí fica fácil descobrir quem foi.

Sugestão: Você já ouviu falar em Tokyo Motor Show?

Vinicius Sammogini

Vinicius Sammogini

Formado em TI pelo Senac, paulista da gema, um aquariano viciado em Curiosidades. CEO e Redator do HiperCuriosos. Pai de duas meninas ainda aprendendo a difícil "arte de educar".

Você pode gostar...